Pesquisar este blog

20/12/2011


Simpósio de Estomatologia do Centro de Diagnóstico Oral da FOUSP
17 de dezembro de 2011

03/12/2011


Estudante brasileiro cria substituto gratuito para software pago usado em estatística

Desde a sua criação, cerca de 9.600 usuários já acessaram o blog para baixar o software, incluindo interessados da Europa, Américas, Mongólia, Zimbábue , África do Sul e China.
Belo Horizonte - Pesquisadores de todo o mundo ganharam uma ferramenta importante para o desenvolvimento de estudos que exigem análises estatísticas: o PSPP, software livre desenvolvido para auxiliar a elaboração de análises estatísticas de matrizes de dados. O programa é um substituto gratuito para o SPSS (software pago) capaz de realizar análises rápidas, independente do número de dados utilizados pelo pesquisador. 


O SPSS é muito utilizado por iniciantes nos estudos em Estatística e alunos de Ciências Sociais, mas tem recebido diversas críticas em relação ao alto custo da licença – cerca de R$ 7 mil. 


Ao observar a importância do programa e o elevado preço, o estudante do curso de Ciência da Computação da UFMG, Michel Almada de Castro Boaventura, desenvolveu o software livre compatível com o Windows. 


Ele explica que o PSPP foi desenvolvido por um americano inicialmente para o Linux, que também é um software livre. No entanto, como no Brasil a grande maioria dos usuários de computador prefere o Windows, Michel decidiu adaptar o software para esse sistema operacional.


A vantagem de um software livre para análises estatísticas é a possibilidade de conferir como o cálculo foi feito. Programas que possuem o código-fonte fechado, como o SPSS, não permitem a visualização do desenvolvimento do cálculo. Eles apenas fornecem o resultado final. Além disso, o software é gratuito e não requer nenhum pacote de expansão: todas as atualizações podem ser baixadas na versão nacional do blog do PSPP (http://www.cecaps.ufmg.br/pspp/), também desenvolvido por Michel. 


Desde a sua criação, dia 24 de março de 2009, cerca de 9.600 usuários já acessaram o blog para baixar o software gratuito. Em primeiro lugar no ranking de downloads está o Brasil, seguido por Alemanha e Estados Unidos. Segundo Boaventura, todos os países da Europa e Américas já acessaram o blog, além de interessados da Mongólia, Zimbábue, África do Sul e China. 


Por meio do blog também é possível fazer o download do PSPP em seis idiomas diferentes. É o único no mundo a fornecer versões Windows do software e divulgar informações sobre o programa. De acordo com o estudante, o PSPP “é um programa extremamente confiável não só pela qualidade dos resultados que produz, mas também por sua estabilidade em qualquer ambiente”.


18/11/2011

International Seminar was held at the School of Dentistry of the University of São Paulo (FOUSP)


Quem poderia imaginar há alguns anos que todo o material de um dia todo de Aulas pudesse ser inteiramente disponibilizado para todos gratuitamente.
Parabéns ao Prof. Paulo César e equipe do Departamento de Biomateriais da FOUSP pela iniciativa e concretização dessa atividade.
A Íntegra de todas as Palestras podem ser vistas aqui http://www.youtube.com/satelliteseminar#g/c/C605EAD29ACEC0A7





Portal de Evidências



Sobre o Portal

O Portal de Evidências da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) reúne, organiza e oferece acesso integrado a fontes de informação em saúde de melhor nível de evidência de acordo com a metodologia proposta pela Medicina Baseada em Evidências (MBE), bem como acesso a fontes de informação sobre a própria metodologia MBE.
Tem como objetivo promover o uso da informação de melhor evidência para apoio aos processos de tomada de decisão na atenção e gestão da saúde, assim como ao processo de desenvolvimento de novos estudos baseados em evidências com a aplicação da metodologia MBE.




16/11/2011

POLÍTICA DE C & T | PRODUÇÃO CIENTÍFICA Os artigos quentes do Brasil Estudo aponta os temas em que a ciência do país alcançou visibilidade internacional


Artigo Revista FAPESP Setembro de 2011

...... Em outras áreas, com produção acadêmica menor, um artigo já tem repercussão extraordinária quando recebe 50 ou 100 citações. Um exemplo citado por Zago é o da odontologia, em que o Brasil tem destaque mundial, ocupando o segundo lugar em número de artigos publicados e em citações, mas que não aparece na lista dos papers altamente....

Aviso Urgente: IADR 2012 no Rio de Janeiro


15/11/2011

QR Code - Você já viu aqueles quadrados de códigos em anúncios e painéis de congresso, veja como funciona.




http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/a-magia-chamada-qr-code


O QR Code é uma tecnologia que poucas pessoas no Brasil conhecem. Trata-se de um aplicativo gratuito para qualquer celular que permite ao usuário apontar a câmera para uma figura, que é na verdade um código de barras 2D, e o programa transforma a imagem em uma informação específica. 

O QR Code está sendo cada vez mais utilizado em anúncios publicitários, videoclipes e uma série de outras situações. O mais legal é que você mesmo pode criar um QR Code também! Ficou curioso para saber melhor como funciona? Então confira a matéria que produzimos.

Para decifrar e criar os seus próprios códigos, faça o seguinte:

Primeiro, clique aqui e baixe o i-nigma, ou então abra o browser do seu celular e acesse a páginawww.i-nigma.mobi. O seu aparelho fará o download do aplicativo, automaticamente. Com aplicativo instalado, acesse esta página aqui, o QR Code Generator, para criar seus próprios códigos.

Kindle Blog Brasil: E o e-ink colorido?

Kindle Blog Brasil: E o e-ink colorido?: Um assunto que tem gerado muita curiosidade é sobre a possibilidade de termos e-readers com tinta eletrônica colorida. Existe muita informa...

What is Mendeley?

An overview of Mendeley, a free reference manager and academic social network that can help you organize your research, collaborate with others online, and discover the latest research.
See the video here.

Get more info at mendeley.com



http://vimeo.com/26866765

ZOTERO, será que o domínio do ENDNOTE está ameaçado?


Semana passada na ABEC conheci o ZOTERO um novo software para gerenciamento de referências bibliográficas (download), uma alternativa ao campeão do mercado o ENDNOTE, inclusive fiquei sabendo que o ENDNOTE comprou seu maior concorrente, o REFERENCE MANAGER.
Ainda não testei o ZOTERO mas alternativas gratuitas são sempre bem vindas, apesar que bater o ENDNOTE imagino ser bastante difícil.
Existe também o Mendley, outra hora posto aqui sobre ele, esse bem mais completo, uma verdadeira rede social de bibliografia, por exemplo você pode partilhar suas referências  com seus alunos.
Assim que testar eu posto aqui minhas impressões sobre o ZOTERO.
Alguém por aí já usou o ZOTERO?
Na palestra a bibliotecária falou muito bem sobre ele.
A conferir.

Kindle Blog Brasil: Infográfico Kindle Fire Vs Ipad

Kindle Blog Brasil: Infográfico Kindle Fire Vs Ipad: O site Lawyer Tech Review fez um info gráfico muito interesante comparando o Kindle fire com o Ipad, no site tem mais informação escrita em...

Professional dental cleanings may reduce risk of heart attack, stroke. Com link com o vídeo da autora principal do trabalho


http://newsroom.heart.org/pr/aha/srp-viewclip.aspx?id=157149



Abstracts 17704 and 10576 - EMBARGOED UNTIL 11AM ET
Study Highlights:
  • Taiwan study finds that patients who had professional tooth scraping and cleaning had reduced  risks of heart attack and stroke.
  • More frequent scraping/cleaning was associated with more reduced risk compared to occasional or never tooth scraping/cleaning
  • In a separate study from Sweden, the type of periodontal disease predicted degree of risks for heart attack, stroke and heart failure.http://newsroom.heart.org/pr/aha/srp-viewclip.aspx?id=157149

What is Bacterial Endocarditis?



http://www.heart.org/idc/groups/heart-public/@wcm/@hcm/documents/downloadable/ucm_300297.pdf

Enviado por @MoLotufo

Prevention of Infective Endocarditis Guidelines From the American Heart Association A Guideline From the American Heart Association Rheumatic Fever, Endocarditis, and Kawasaki Disease Committee, Council on Cardiovascular Disease in the Young, and the Council on Clinical Cardiology, Council on Cardiovascular Surgery and Anesthesia, and the Quality of Care and Outcomes Research Interdisciplinary Working Group




Desde 2007 estima-se que houve uma redução de 80% na prescrição de antibiótico na prevenção da Endocardite Infecciosa. 
Mas ainda hoje em dia muitos profissionais continuam medicando sem necessidade, somente nas condições deve-se indicar uma profilaxia. Não seja mais um a medicar sem necessidade.

Antibiotic prophylaxis with dental procedures is reasonable only  for patients with cardiac conditions associated with the  highest risk of adverse outcomes from endocarditis, including:
1. Prosthetic cardiac valve or prosthetic material used in valve repair.
2. Previous endocarditis.
3. Congenital heart disease only in the following categories:
– Unrepaired cyanotic congenital heart disease, including those with palliative shunts and conduits
– Completely repaired congenital heart disease with prosthetic material or device, whether placed by surgery or catheter intervention, during the first six months after the procedure*
 - Repaired congenital heart disease with residual defects at the site or adjacent to the site of a prosthetic patch or prosthetic device (which inhibit endothelialization)
4 Cardiac transplantation recipients with cardiac valvular disease
*Prophylaxis is reasonable because endothelialization of prosthetic material occurs within six months after the procedure


How to read a paper: Statistics for the non-statistician. I: Different types of data need different statistical tests

How to read a paper: Statistics for the non-statistician. I: Different types of data need different statistical tests

BMJ 1997; 315 doi: 10.1136/bmj.315.7104.364 (Published 9 August 1997)
Cite this as: BMJ 1997;315:364




Evidence-based guidelines for the care and maintenance of complete dentures: a publication of the American College of Prosthodontists.

Guidelines são sempre úteis, mas não devem ser utilizados como definitivos e não aderentes a críticas.



J Am Dent Assoc. 2011 Feb;142 Suppl 1:1S-20S.

Evidence-based guidelines for the care and maintenance of complete dentures: a publication of the American College of Prosthodontists.

Source

Department of Prosthodontics, School of Dentistry, University of North Carolina at Chapel Hill, Chapel Hill, NC 27599-7450, USA.

Abstract

The current rates of edentulism have been estimated to be between 7 percent and 69 percent of the adult population internationally. In the United States, while the incidence of edentulism continues to decline, rapid population growth coupled with current economic conditions suggest that edentulism and conventional denture use will continue at current or higher numbers. Unfortunately, evidence-based guidelines for the care and maintenance of removable complete denture prostheses do not exist. In 2009, the American College of Prosthodontists (ACP) formed a task force to establish evidence-based guidelines for the care and maintenance of complete dentures. The task force comprised members of the ACP, the Academy of General Dentistry, the American Dental Association Council on Scientific Affairs, the American Dental Hygienists' Association, the National Association of Dental Laboratories and GlaxoSmithKline Consumer Healthcare. The review process included the assessment of over 300 abstracts and selection of over 100 articles meeting the inclusion criteria of this review. The task force reviewed synopses of the literature and formulated 15 evidence-basedguidelines for denture care and maintenance. These guidelines were reviewed by clinical experts from the participating organizations and are being published in The Journal of the American Dental Association for widespread distribution to the dental community. These guidelines reflect the views of the task force.




Open wide, it'll help your heart: Regular trips to the dentist cut heart attack risk by a quarter

Só nesse momento mais de 125 links encontrados na Imprensa pelo mundo, teremos pauta para muitos dias na televisão.
É um estudo que merece muita atenção pois foram acompanhados 100.000 pacientes por 7 anos, mas ainda precisamos ver a metologia utilizada e onde será publicado. Pelo que se pode entender o trabalho foi apresentado no congresso mas ainda não publicado.



Read more: http://www.dailymail.co.uk/health/article-2061159/Regular-trips-dentist-cut-heart-attack-risk-quarter.html#ixzz1dn5qK2PB



"Limpeza dental ajuda a reduzir risco de infarto, diz estudo." Tá certo isso Arnaldo?

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/afp/2011/11/15/limpeza-dental-ajuda-a-reduzir-risco-de-infarto-diz-estudo.jhtm


" Os cientistas descobriram que as pessoas cujos dentes foram limpos por dentista ou profissional apresentavam 24% menos riscos de sofrer um ataque do coração e 13% menos de sofrer um derrame do que aqueles que nunca fizeram limpeza dental em um dentista." 


Alguém que nunca fez uma limpeza profissional em um dentista, provavelmente tem condições sociais muito precárias. Será que esse grupo de pessoas não apresenta mais fatores de risco como obesidade, tabagismo, alcoolismo, diabetes e sedentarismo do que aquelas que frequentam o dentista?
A estatística possui ferramentas para diminuir esses outros fatores relacionados, portanto... somente lendo e trabalho original para uma melhor análise crítica.
Mais uma vez o benefício da boa higiene dental permanece já bem estabelecido, portanto a análise crítica não visa desmerecer a atuação do CD e sim se discutir a metodologia científica empregada em algumas afirmações que lemos na imprensa leiga.

Understanding Systemic Inflammation, Oral Hygiene, and Cardiovascular Diseas


The American Journal of Medicine
Volume 124, Issue 11 , Pages 997-999, November 2011
]

O trabalho acima publicado na The American Journal of Medicine (IF 5.115) não desmerece a atuação do CD em pacientes com doenças cardíacas. Frequentemente vejo afirmações apaixonadas sobre determinado assunto e quanto mais estudo e aprendo ao longo desses anos, mais difícil fica fazer afirmações categóricas sobre qualquer assunto.

", we await randomized intervention trials that establish whether  treatment of PD diminishes the risk of primary or secondary  CVD events. As we move toward the root of the problem, a complete understanding of the relationship between PD and CVD will require not only a recognition of systemic inflammation as a shared process, but attention to the health behaviors that may be common to both entities."
Prashant Vaishnava, MD 
Rajeev Narayan, MD 
Valentin Fuster, MD, PhD 
The Zena and Michael A. Wiener Cardiovascular Institute 
The Mount Sinai Medical Center New York, NY 
National Center for Cardiovascular Research (CNIC) Madrid, Spain