Assuntos relacionados a estomatologia, odontologia, ciência, pesquisa científica e tecnologia. Dúvidas: calemosj@usp.br, @Celso_Lemos
Pesquisar este blog
20/12/2011
09/12/2011
Videopôster: Aplicação de recurso 3D – Homem Virtual como ferramenta na prevenção do câncer bucal
http://www.sustentabilidade.edm.org.br/forum/topics/videoposter-aplicacao-de-recurso-3d-homem-virtual-como-ferramenta |
(para acessar o vídeo é necessário fazer um rápido cadastro)
06/12/2011
03/12/2011
Estudante brasileiro cria substituto gratuito para software pago usado em estatística
Desde a sua criação, cerca de 9.600 usuários já acessaram o blog para baixar o software, incluindo interessados da Europa, Américas, Mongólia, Zimbábue , África do Sul e China.
Belo Horizonte - Pesquisadores de todo o mundo ganharam uma ferramenta importante para o desenvolvimento de estudos que exigem análises estatísticas: o PSPP, software livre desenvolvido para auxiliar a elaboração de análises estatísticas de matrizes de dados. O programa é um substituto gratuito para o SPSS (software pago) capaz de realizar análises rápidas, independente do número de dados utilizados pelo pesquisador.
O SPSS é muito utilizado por iniciantes nos estudos em Estatística e alunos de Ciências Sociais, mas tem recebido diversas críticas em relação ao alto custo da licença – cerca de R$ 7 mil.
Ao observar a importância do programa e o elevado preço, o estudante do curso de Ciência da Computação da UFMG, Michel Almada de Castro Boaventura, desenvolveu o software livre compatível com o Windows.
Ele explica que o PSPP foi desenvolvido por um americano inicialmente para o Linux, que também é um software livre. No entanto, como no Brasil a grande maioria dos usuários de computador prefere o Windows, Michel decidiu adaptar o software para esse sistema operacional.
A vantagem de um software livre para análises estatísticas é a possibilidade de conferir como o cálculo foi feito. Programas que possuem o código-fonte fechado, como o SPSS, não permitem a visualização do desenvolvimento do cálculo. Eles apenas fornecem o resultado final. Além disso, o software é gratuito e não requer nenhum pacote de expansão: todas as atualizações podem ser baixadas na versão nacional do blog do PSPP (http://www.cecaps.ufmg.br/pspp/), também desenvolvido por Michel.
Desde a sua criação, dia 24 de março de 2009, cerca de 9.600 usuários já acessaram o blog para baixar o software gratuito. Em primeiro lugar no ranking de downloads está o Brasil, seguido por Alemanha e Estados Unidos. Segundo Boaventura, todos os países da Europa e Américas já acessaram o blog, além de interessados da Mongólia, Zimbábue, África do Sul e China.
Por meio do blog também é possível fazer o download do PSPP em seis idiomas diferentes. É o único no mundo a fornecer versões Windows do software e divulgar informações sobre o programa. De acordo com o estudante, o PSPP “é um programa extremamente confiável não só pela qualidade dos resultados que produz, mas também por sua estabilidade em qualquer ambiente”.
Assinar:
Postagens (Atom)